A Importância do Aprendizado

Já anteriormente conversamos de forma a facilitar a compreensão da essência do desenvolvimento pessoal e sua importância. A pergunta que pode agora pairar é: “De que forma me posso desenvolver?”

O Desenvolvimento Pessoal é um processo que abrange diversos aspectos da vida humana, de entre os quais destacamos: auto-conhecimento, inteligência emocional, comunicação interpessoal, motivação, positividade, produtividade, realização pessoal e profissional, auto-administração, entre vários outros, que serão abordados de forma mais aprofundada nos nossos próximos artigos.

É sempre interessante perceber que existe em nós um mundo que podemos expandir e explorar ao desenvolver certas áreas e competências de que somos. O ponto crucial aqui é: como evoluir em todos estes importantes aspectos?

A melhor resposta que alguma vez encontrei para isso é: Aprendendo.

É necessário aprender. O aprendizado é a razão de boa parte daquilo que somos e a boa notícia é que todos podemos aprender, é uma faculdade indissociável da essência humana, é a fórmula mágica mais demorada, mas também a mais eficaz para a nossa evolução.

Certa vez, Millie, uma menina de dois anos, foi questionada se sabia nadar, ao que respondeu: “Não. Mas eu sei aprender!” A resposta da menina para além de surpreendente e de deixar-me envergonhado, trouxe-me uma grande e memorável lição de vida: Não importa o quão eu saiba. É preciso, acima de tudo, saber aprender.

A nossa mentalidade diz muito sobre todo o resto relacionado a nós. É preciso estarmos programados para aprender e sempre, porque muito será exigido de nós em todos os campos da vida, e o facto de não sabermos, não deve ser um obstáculo e sim um novo desafio, uma nova possibilidade para adquirirmos um novo conhecimento sobre alguma coisa, para vivermos uma nova experiência, conhecer uma nova sensação.

Como a Millie, é crucial para todo o ser humano que deseja evoluir e crescer, ter sempre em mente que o que não se sabe é passível de se saber através do aprendizado. Converse com quem sabe o que você desconhece, vá a palestras, participe de workshops, faça cursos, leia livros, observe a natureza, converse com outras pessoa sobre assuntos novos, explore novos horizontes de abordagem, observe a vida por um outro prisma, faça aquilo que tiver de ser feito e aprenda e sempre, porque quem desconhece o mundo mas sabe aprender, vira-se muito melhor do que quem conhece 1/4 dele sem a pré-disposição para aprender com tudo e com todos.

De hoje em diante, não volte mais a permitir que o seu cérebro retorne à almofada com a mesma quantidade de conhecimento que tinha quando saiu dela. E até a nossa próxima conversa, não se esqueça:

Aprenda. Inspire. Desenvolva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *