COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL – A SUA CARTA DE APRESENTAÇÃO

Nos últimos tempos, tem sido comum o levantamento de discussões diversas sobre sobre a liderança, tomando como base de análise diferentes panoramas, tendo em conta o grau de importância que a temática conquistou à nível mundial.

Entre as constatações passíveis de fazer nesses fóruns, está o facto de que é necessário um vasto e especial conjunto de habilidades para que um indivíduo, mais do que se tornar um líder, permaneça como tal e alcance aquilo que todos os líderes de quem gostamos e admiramos fazem connosco: inspirar.

Não é por acaso que muito frequentemente vemos inesgotáveis tentativas de demonstrar a diferença entre um Chefe e um Líder, e dos pontos comumente ilustrados percebemos que a maior diferença entre ambos, reside na aquisição e aplicação adequada de determinadas habilidades interpessoais.

É bem sabido por todos, que um líder inspirador é geralmente prudente, compassivo, empático, respeitoso, cordial, apoiador, preocupado com a sua equipa, sincero, e a lista continua. Sendo assim, como então é que conseguimos identificar tantas qualidades numa só pessoa sem que ela precise de mencioná-las?

Certa a resposta! É realmente através da comunicação que conseguimos fazê-lo. Aquilo que eles dizem e, principalmente, a forma como dizem ajudam-nos bastante a detectar tais qualidades. Razão pela qual, a comunicação interpessoal é uma das mais importantes habilidades requeridas para quem almeja liderar de forma inspiradora.

Vários são os executivos que ocupam cargos de gestão nas organizações, e que têm muito para ser líderes mas acabam como meros chefes, porque apesar de terem excelentes habilidades, não capitalizam a comunicação interpessoal como ferramenta estratégica para o impulsionamento das suas carreiras.

Há chefes que se preocupam sinceramente com o bem-estar dos seus colaboradores, têm bastante consideração por eles, mas simplesmente não fazem ideia da importância de expressar isso e, no pior dos casos, sequer sabem como o podem fazer.

Se para o líder, as suas habilidades são como a sua empresa, a sua comunicação interpessoal é a sua carta de apresentação… E bem sabemos que ela não fecha negócios mas é dos elementos que mais contam para a decisão da marcação ou não do primeiro Pitch.

Invista em melhorar a sua forma de se comunicar com as pessoas à sua volta e torne-se um indivíduo influente e inspirador.